Pieces of a Woman

 

O novo longa na netflix, dirigido por Kornél Mundruczó, se assemelha com História de um Casamento (2019) principalmente nos longos diálogos e foco na atuação. O enredo gira em torno de um parto domiciliar mal sucedido. O casal principal é interpretado por Vanessa Kirby (Martha)-  já conhecida por interpretar a jovem Princesa Margaret em The Crown – e Shia LaBeouf (Sean) .Os primeiros 30 minutos do filme são o que realmente prende a atenção, pois é ali que a expectativa se fixa. Ficamos procurando o que vai dar errado, pois tudo parece perfeito.  Somos apresentados a um jovem casal que espera seu primeiro filho, tendo todos os preparativos já resolvidos: carro, quartinho do bebê, férias do trabalho. Na noite em que a bolsa se rompe, a parteira do casal não pôde comparecer, pois estava em outro parto e envia uma colega. Mesmo para aqueles que não passaram pela experiência da maternidade, Vanessa Kirby consegue passar de forma clara a dor e as outras emoções do momento. O espectador se sente dentro da casa, e a câmera tem um papel fundamental nisso, pois desliza pelos cômodos sem cortes.

Depois desse início intenso, o título passa a se traduzir na história. Os desdobramentos do parto no estado emocional da protagonista, que tem que retornar a uma rotina que agora conta com a tentativa alheia de demonstrar uma empatia pelo que ocorreu com ela. Assim, os “pedaços” de Martha são mostrados na história. Ademais, Sean lida com o luto de uma forma diferente. Ele precisava dialogar com a companheira, mas a forma daquela de lidar com a sua dor não a deixou fazer isso, o que se torna totalmente compreensível para quem assiste. Assim, ele volta ao alcoolismo, vício que já tinha superado e mantém um affair. O relacionamento dos dois passa a ser cada vez mais distante, mesmo fisicamente, visto que também nos despedimos do personagem no aeroporto.

Importante destacar que o caso é judicializado, devido a um grande clamor social e mesmo pelo apoio da classe médica para a condenação da parteira. Isso é de suma importância para o processo de cura da protagonista que se vê obrigada, no tribunal, a encarar de frente o que ela vinha tentando fugir.

Ainda, a relação conturbada de Martha com a mãe e com a irmã parece se resolver, ou pelo menos melhorar bastante, com a sua recuperação e reconstrução.

Também notei que alguns objetos possuem um significado especial no filme, como a maçã e a ponte, literalmente presentes do início ao final, que me pareceram demonstrar a capacidade de superação, seja pela abundância ou pelo fim da obra, respectivamente. O filme toca em diversos outros pontos sutis, como a valorização do dinheiro na entidade familiar, desafios da maternidade e o perdão. Assim, vale a pena assistir Pieces of a Woman.


Nenhum comentário:

Postar um comentário