TOP 05 FILMES BRASILEIROS IMPERDÍVEIS




Em uma época em que o governo tenta destruir nosso cinema, buscando acabar com a Ancine e outros incentivos culturais, é extremamente necessário que valorizemos nossa arte e nosso cinema de altíssima qualidade. Dito isso, trago a vocês cinco filmes imperdíveis de nosso Cinema.

1 – Jogo de Cena (2007)




Dirigido por Eduardo Coutinho

Querem ouvir histórias FANTÁSTICAS sobre mulheres incríveis? Negras, brancas, pobres, ricas, mães, avós, filhas, jovens, estudantes, heterossexuais, lésbicas, artistas, etc. Todas contando as histórias de sua vida.

Depois de ouvir 83 mulheres contarem suas histórias de vida, o Coutinho selecionou 23 delas. Misturando realidade e dramaturgia, convidou uma parte delas para contar suas experiências em um teatro e, ao mesmo tempo, chamou atrizes para interpretarem algumas dessas histórias, transformando tudo numa grande experiência única.

2 –  A Negação do Brasil (2000)


Dirigido por Joel Zito Araújo

Documentário que faz uma análise da representatividade negra e dos atrizes e atores negros nas telenovelas brasileiras.

3 -  Que Bom Te Ver Viva (1989)


Dirigido por Lucia Murat

Documentário  nacional que traz depoimentos de mulheres que foram torturadas durante a ditadura militar. A própria Lucia Murat (diretora) também foi torturada.
"Essa é a minha história e vocês vão ter que me suportar!"

4 – O Céu de Suely (2006)


Dirigido por Karim Aïnouz

Uma inspirante história cheia de cultura nordestina.
Hermila (Hermila Guedes) é uma jovem de 21 anos que está de volta à sua cidade-natal, a pequena Iguatu, localizada no interior do Ceará. Ela volta juntamente com seu filho, Mateuzinho, e aguarda para daqui a algumas semanas a chegada de Mateus, pai da criança, que ficou em São Paulo para acertar assuntos pendentes. Porém o tempo passa e Mateus simplesmente desaparece. Querendo deixar o lugar de qualquer forma, Hermila tem uma ideia inusitada: rifar seu próprio corpo para conseguir dinheiro suficiente para comprar passagens de ônibus para longe e iniciar nova vida.

5 – O Menino e o Vento (1967)


Dirigido por Carlos Hugo Christensen

O engenheiro José Roberto visita a cidade de Bela Vista, no interior de Minas Gerais, famosa pelo vento forte que a sacode dia e noite. Lá conhece um moleque, Zeca da Curva, que se diz enfeitiçado pelo vento. Compartilham a mesma adoração pelo vento, até que, um dia, o menino desaparece. Tempos depois, José Roberto é chamado para responder processo, acusado como responsável pelo mistério e de ter mantido com Zeca da Curva “uma estranha amizade”.

Baseado no conto O iniciado do vento de Anibal Machado.

Por Lucas Alencar
Direito - UFRN
Membro CineLegis

Nenhum comentário:

Postar um comentário