Até o ùltimo homem: o embate entre guerra e paz


         Filme que tem como base uma história real, conta a trajetória de um corajoso soldado do interior dos Estados Unidos, chamado Desmond Doss (interpretado pelo ator Andrew Garfield), o qual promove ao longo de sua vivência inúmeras lições de vida escassas na atualidade.
Resultado de imagem para até o ultimo homem

            Desmond é um indivíduo que acredita de maneira inimaginável em seus princípios transmitidos pela sua fé e pelo próprio aprendizado que adquiriu por determinadas situações em seu cotidiano. 
            Ao resolver alistar-se no exército americano, o jovem demonstra intensas divergência dos demais. Desmond Doss, baseado em seus princípios, compromete-se com si mesmo a não fazer uso de nenhuma arma de fogo, mesmo que necessário durante a guerra. Ao longo da trama pode-se notar que este fato causará diversos problemas e dificuldades a Doss, em especial por parte de seus colegas de exército e seus superiores, sendo castigado por tal atitude. 
            Apesar de seu voto “de paz”, o soldado é mandado a um dos campos de batalha mais sangrentos e terríveis na história da humanidade. A sua decisão de não utilizar armas de fogo foi responsável pelo salvamento de inúmeros outros companheiros durante esta guerra, na qual atuou como médico, salvando diversas vidas e levando ao seu reconhecimento. 
            A produção inicialmente mostra-se um clichê, causando um impacto surpreendente durante o decorrer do filme, ao demonstrar que nada do que se imagina inicialmente definirá a qualidade do filme. A cada momento e de formas diferentes, uma lição de amor e paz num mundo tão necessitado de tais elementos é passada ao público. 
            Portanto, as atitudes do médico servem de reflexão à atual sociedade massacrante, que esconde-se por trás de um véu de frieza e indiferença. Instigam a análise da importância do amor e paz como remédios para o mal desencadeado a cada dia, desde pequenas atitudes àquelas que impactam toda a humanidade.


Fernanda Jácome, 4° Período
Direito – UFRN
Membro do Cinelegis em 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário