Top 5: Filmes e documentários sobre xenofobia

O que é xenofobia
A xenofobia é um fenômeno social que já tem longo histórico na cultura humana, todavia vem aumentando e ganhando destaque nos últimos anos em diversas partes do mundo com ações violentas, comportamentos extremistas, acirrando situações de rivalidade étnica desmedida e sem justificativa e demonstrações de indiferença e falta de compaixão pelo sofrimento alheio, em especial, quando há divergência cultural. No Brasil, por exemplo, nos últimos anos destacam-se movimentos xenofóbicos em relação a sírios, haitianos, venezuelanos, bolivianos, além de outros cidadãos sul-americanos.


  1. Human Flow: Não Existe Lar Se Não Há Para Onde Ir (2017)

É um documentário do chinês Ai Weiwei que realiza um apanhado em campos de refugiados da África, Ásia e Europa explicando ao espectador, suscintamente, o motivo político, religioso ou étnico que deu origem à fuga massiva de habitantes, e as principais rotas escolhidas por cada um






  1. Fogo no Mar (2016)

Documentário italiano do diretor Gianfranco Rosi acerca da ilha de Lampedusa e o fluxo diário de centenas de imigrantes rumo à Europa. Com uma película extremamente refinada e de alta qualidade filmada inclusive de forma subaquática, mostrando o percalços enfrentados pelos imigrantes.





  1. Salam Neighbor (2015)
Lançado em 2016 pelas produtoras Living on One Dollar e 1001 MEDIA, o documentário Salam Neighbor tem em seu título um duplo sentido pois significa "olá" vizinho, mas em árabe a palavra árabe "salam" também significa "paz". O filme mostra a visão de dois cineastas que inseridos em um campo de refugiados sírios mostram uma visão íntima da mais terrível crise humanitária do mundo.





  1. Dheepan - O Refúgio (2015)
A história gira em torno de três personagens todos nascidos no Sri Lanka, que um dia recebem uma oportunidade de ouro: fingir que são outras pessoas e, assim, deixar a guerra que toma conta do local rumo a uma vida mais pacífica na Europa. A questão é que os três mal se conheciam neste momento e, para manter as aparências, precisam ao menos aparentar ser uma família comum. Outro problema: apenas a garota sabe francês, os demais ainda precisam aprender a língua.





  1. A jaula de ouro (2013)
Três adolescentes guatemaltecos sem documentos viajam ao norte com a esperança de uma vida melhor nos Estados Unidos. Eles terão que se defender tanto da polícia da imigração como das gangues locais, enquanto se locomovem ilegalmente de trem.



Eduardo da Costa Vale
C&T - UFRN
Membro Cinelegis

Nenhum comentário:

Postar um comentário