Top 5: Filmes que nos inspiram



              Em tempos em que nos questionamos se vale a pena lutar por nossos ideais, se vale a pena seguir em frente e lutar a cada dia, o Top 5 dessa postagem será para inspirar e dar forças. Não podemos nos calar frente às injustiças, não podemos nos diminuir frente às adversidades e não podemos nos esconder dos obstáculos. Cada um passará por seus contratempos e cada um reagirá de forma diferente, mas é preciso saber que ninguém está sozinho. Por que não oferecer ajuda ao próximo? Por que não retribuir o amor? Por que não espalhar alegrias? Por que não viver e aproveitar as pequenas coisas? Dizem que a vida passa muito rápido e, se isso for verdade, ela precisa ser valorizada e desfrutada ao máximo! Um simples “bom dia”, “muito obrigado (a)”, “eu te amo” ou qualquer outra demonstração de afeto pode mudar o dia de uma pessoa. Precisamos fazer isso mais vezes antes que seja tarde demais!!

            Como diz a música de Legião Urbana “nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem ou que seus planos nunca vão dar certo ou que você nunca vai ser alguém”. Não podemos desanimar diante de uma crítica, um erro ou falha. Tenha a ousadia e audácia de seguir em frente  e de nunca desistir. Nunca esqueça do respeito e amor ao próximo, pois todos são merecedores e não custa nada espalhá-los. Sem mais delongas, vamos aos filmes!!

     1 - Into the wild:  a história é baseada na vida de Christopher McCandless e sua viagem em busca de autodescobrimento pela América do Norte, com o objetivo de chegar ao Alasca. Ele era um jovem que tinha acabado de se formar na faculdade com ótimas notas, porém ele queria mais da vida, algo que transcendesse o materialismo de nossa sociedade. O recém-formado doou todo seu dinheiro, colocou poucas mudas de roupa numa mochila, abandonou seus pais e sua irmã, para partir em sua aventura pessoal. Com uma trilha sonora excelente composta por Eddie Vedder, esse filme tem um final tocante e nos transmite muitos ensinamentos. Alguns marcantes são “Eu também sei que na vida, você não precisa necessariamente ser forte, mas sentir-se assim” e “A felicidade só é verdadeira quando compartilhada”.


2 - Oranges and sunshines: no ano de 1980, em Nottingham, Margaret Humphreys, uma determinada assistente social, tem a teoria que o governo britânico é responsável pelos projetos de migração infantil. Agora, as crianças já são adultos vivendo na Austrália e seus pais na Grã-Bretanha. Com ajuda de uma organização formada para financiar e apoiar a busca das famílias perdidas, foi possivel desmacarar o esquema de deportação forçado de crianças pobres e órfãs. Com uma história comovente e relativamente desconhecida, além de abordar um tema polêmico, é difícil não se emocionar e não se arrepiar. Chegamos ao final do filme com a sensação de que não há nada mais gratificante do que ajudar ao próximo e ouvir um “muito obrigado (a)”!! Resultado de imagem para oranges and sunshines

       3 - A troca: baseado em fatos reais, o filme conta a história de uma mãe solteira, Christine Collins, lutando para ter respostas acerca do paradeiro de seu filho, Walter. Ambientado em 1928, na cidade de Los Angeles, a personagem principal desafia o sistema, manifestando-se contra a incompetência e a corrupção da polícia. Apesar de perceber que as mulheres fortes e determinadas de seu tempo não viviam para contar suas histórias, ela nunca desistiu de procurar seu filho e ter a justiça que merecia, não permitindo que sua voz fosse silenciada em uma sociedade extramente opressora. Com um enredo, atuações e cenas impecáveis, esse filme toca a todos que assistem, ensinando o poder do amor e  esperança. 

Resultado de imagem para a troca filme  

     4 - Little boy- além do impossível: o pequeno Pepper parece ter a vida ideal em uma pequena cidade americana, mas o seu mundo se transforma quando seu amado pai é enviado para lutar na Segunda Guerra Mundial. A situação o deixa desolado, sendo que ele ainda precisa lidar com as constantes provocações dos demais garotos por ser pequeno demais - daí o apelido Little Boy. Disposto a trazer o pai de volta da guerra, Pepper resolve seguir uma lista de boas ações entregue pelo padre Oliver. Uma das suas principais tarefas é se tornar amigo de Hashimoto, um japonês que sofre muito preconceito em sua cidade Isso dará início a uma bela amizade, com respeito e valorização mútuos. O filme mostra a possibilidade de nossos sonhos se tornarem realidade quando acreditamos e depositamos amor e perseverança.

Resultado de imagem para little boy - além do impossível 



      5 - Sete vidas: o filme conta a angústia do personagem principal, Ben Thomas, um homem que passa a sofrer de depressão após um acidente automobilístico do qual ele se julga único culpado e que causa a morte de sete pessoas, incluindo sua noiva. Para redimir-se ele planeja ajudar 07 pessoas de maneira inusitada, dando um presente que mudará suas vidas para sempre. De forma tocante, é mostrado que precisamos nos perdoar, uma vez que não somos imunes a cometer erros e todos possuem falhas. É preciso abandonar o sentimento de culpa e deixar sentir a felicidade continuamente, pois quem carrega aquele sentimento pensa não ser merecedor e digno de reconstruir a vida. Difícil chegar ao final sem deixar os olhos marejados ao menos uma vez.
Resultado de imagem para sete vidas


Marina Olívia
3° Período/Direito- UFRN
Membro do Cine Legis em 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário