América Latina para imbecis: stand-up e história


Ao descobrir que seu filho está sofrendo bullying na escola por ser descendente de latino, o comediante John Leguizamo, nessa apresentação fantástica distribuída pela Netflix, vai mostrar três milênios de nossa história. O próprio título é uma brincadeira para se assemelhar com aqueles manuais para ignorante/amadores, como por exemplo “Ciência para leigos”. O show de humor é praticamente uma aula: com louça, giz e tudo mais!
Nós, brasileiros, por muitas vezes não nos identificamos com a história da América Latina por não falarmos espanhol, mas sim, nós somos latinos e a narrativa contada por John também é a nossa.
Durante sua fala, o humorista prova que temos muito do que nos orgulhar. Passa pela história dos magníficos impérios Maias, Astecas, Incas (entre tantos outros), civilizações altamente tecnológicas e avançadas para a época, mas que sucumbiram a ganância do homem branco. Muitas das curiosidades trazidas no show foram inéditas pra mim, visto que ele se afastou da visão eurocêntrica ensinada nos livros e filmes sobre o assunto. Ele explica que, ao contrário do que aprendemos, a única superioridade dos europeus eram seus germes, pois foi principalmente pelo contágio de doenças que eles exterminaram milhares de nativos, roubaram seus produtos e os escravizaram. Além disso, faz dura críticas ao governo de Donald Trump, que assim como os colonizadores, enjaula pessoas e promove políticas anti-imigração.
Apesar da alta carga de humor, a apresentação não deixa de trazer uma mensagem reflexiva sobre a necessidade do povo latino se unir, especialmente em tempos em que o racismo e a xenofobia se acendem cada vez mais.

Mirella Santos
Direito - UFRN
Membro Cinelegis


Nenhum comentário:

Postar um comentário