A busca por métodos que incitassem a criticidade dos alunos e não só a "educação bancária", a qual restringe-se ao depósito de informações no dia a dia do aluno, como exposto por Paulo Freire, encontra-se devidamente representada em clássicos filmes. Surge então a dúvida: qual seria o modo mais correto de ensinar? Ele existe?
É necessário primeiramente estabelecer que não há uma fórmula secreta e certa para solucionar tal problemática. No entanto, a dedicação, o amor e paixão pelo ensino já responde em parte essa primeira pergunta. Ao longo de sua vida escolar e acadêmica, é possível que você tenha encontrado algum(a) professor(a) que lhe tenha despertado o amor pela matéria, conteúdo. Alguém que dentro de você tenha acendido uma chama que dificilmente se apaga... Ou talvez o contrário.
Talvez seja essa a outra parte da resposta: a busca de compreensão. Não só "jogar" no ambiente de sala de aula o conteúdo, mas correlacionar seus conhecimentos e fazer os alunos não só compreenderem, como também levar a reflexão sobre o exposto, o senso crítico. Aliás, uma aula que serve apenas para fins de exposição de conteúdo, sem relacionar a situações, lições e afins, não soa completa.
Acerca desse tema, trata o top 5 dessa semana. Filmes repletos de ensinamentos, não só acadêmicos, mas formadores. Filmes que tratam desde a temática de uma educação extremamente conservadora, tradicional à consequente luta de professores para mostrar outras metodologias de ensino a seus alunos, a busca pela quebra de amarras. Ou até mesmo, tratam sobre instituições desestimuladas, que não acreditam no potencial de seus alunos... aliás, para que serve uma sala de aula, se não para estimular os alunos, buscar conhecimentos, lições acadêmicas e de convívio social, compreensão, crescimento, e tantas outras características enriquecedoras?
1- SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
Este se filme se passa em uma escola preparatória para jovens, na qual o professor John Keating (interpretado por Robin Williams) através de sua paixão pela matéria, acaba inspirando seus alunos a tornar suas vidas extraordinárias, não buscando somente o sucesso profissional, mas usufruindo das surpresas e descobertas presentes no caminho da vida. Este professor incentiva também os jovens alunos a buscarem tomar suas próprias decisões.
2-O SORRISO DE MONALISA
Neste filme, uma professora decide fazer a diferença num sistema de ensino extremamente deficiente. Nesta escola, essa docente (interpretada por Hilary Swank) depara-se com alunos que convivem numa atmosfera de violência e agressividade, e através desse aspecto, essa exemplar professora busca uma “brecha” para conseguir fazer a diferença na vida de seus alunos, levando-os então a reconhecer o conhecimento, assim como valores como a tolerância e o respeito ao próximo. Esta obra foi inspirada no livro Diário dos Escritores da liberdade, baseada em fatos reais.
4-O SUBSTITUTO
5-A ONDA
FERNANDA JÁCOME
3° PERÍODO/DIREITO – UFRN
MEMBRO DO CINELEGIS EM 2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário