O longa-metragem estrelado por Jim Carrey como protagonista exibe a rotina simples de Truman Burbank, um vendedor de seguros. Um aspecto desconhecido por esse personagem é o fato de seu cotidiano ser transmitido na televisão e as pessoas com as quais mantém contato serem atores e atrizes contratados. Em certo momento do filme, Truman (Jim Carrey) se torna consciente do reality show que é sua vida e questiona todo seu passado até fazer uma escolha.
O Show de Truman consiste em um filme envolto por reflexões e ainda é uma obra atual. Primeiro, evidencia a influência da mídia no nosso cotidiano ao ponto de estabelecer uma confusão entre o “mundo real” e o “mundo virtual”. Essa indivisibilidade está presente nos dias atuais por meio das redes sociais e internet as quais coletam informações pessoais para influenciar o consumo. Nesse longa-metragem, o protagonista utiliza produtos que são alvos de propaganda direcionada aos espectadores do reality.
Por fim, pode-se relacionar O Show de Truman com Platão e o mito da caverna. No enredo, Truman conhece Lauren (Natascha McElhone) e se apaixona. Ela, consciente da realidade, tem o papel de despertar Truman da fantasia vivida por ele. Depois dessa leitura, assista ao filme o qual está disponível em alguns serviços de streaming. Esse longa provocará diversas reflexões em você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário